DOCUMENTO GRATUITO
A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos. Trata-se de um fenômeno complexo e multifacetado, que ocorre em todo o mundo e está ligado a fatores culturais, sociais e econômicos. No Brasil, atinge milhares de meninos e meninas cotidianamente – muitas vezes de forma silenciosa, comprometendo sua qualidade de vida e seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
As experiências de enfrentamento da violência sexual mostram que somente o envolvimento de todos os atores sociais é capaz de produzir resultados positivos na prevenção e no atendimento de crianças e adolescentes. É a partir dessa premissa que o Projeto Laços da Rede foi desenvolvido pela Childhood Brasil, em parceria com o CMDCA-SP, visando ao fortalecimento da Rede de Atenção a Crianças e Adolescentes no município de São Paulo.
A Childhood Brasil, braço brasileiro da World Childhood Foundation, organização fundada por S.M. a Rainha Silvia da Suécia, desenvolve projetos para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em três linhas de ação: prevenção, educação e informação. O Projeto Laços da Rede faz parte do grupo de programas estratégicos que trabalham com a educação, considerando a importância de que os profissionais estejam preparados para o atendimento às situações de violência sexual contra crianças e adolescentes, desde a identificação dos casos, até seu encaminhamento, notificação e acompanhamento psicossocial, médico e jurídico.
Para o processo de sistematização dessa experiência, foram reunidos registros escritos e fotográficos das ações, desde a articulação até à capacitação dos 300 profissionais da rede e acompanhamento dos projetos de multiplicação, além do relatório de avaliação e demais documentos produzidos pela equipe do projeto.
Esperamos que este material permita aos atores participantes reconhecer-se, reconhecer suas ações, reflexões e contribuições ao desenvolvimento do projeto, e aos demais leitores proporcione o contato com uma proposta de fortalecimento da Rede de Proteção Integral a crianças e adolescentes que ainda necessita muitos parceiros e iniciativas.
Deixe uma resposta