DOCUMENTO GRATUITO
Esta publicação é um registro de todas as atividades e resultados das ações desenvolvidas pela Childhood Brasil no estado de Pernambuco entre 2007 e 2014. Quando iniciamos as atividades no estado, só havia um caminho a escolher: participar da consolidação dos planos municipais de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes junto ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Isso resultou no Plano Decenal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Após participar do processo de construção desse plano estadual, pactuamos o Termo de Cooperação Técnica com o poder executivo Estadual. Com o objetivo de tirar o plano do papel elaboramos os projetos Turismo e Proteção a Infância; Formação Profissional de Jovens; Centro de Estudos, Pesquisas e Atendimentos Relativos à Violência Sexual; Laços de Proteção; e Programa Na Mão Certa.
Além disso, trabalhamos junto ao poder judiciário do estado para implantar salas em que se pudesse realizar o Depoimento Protegido de crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência sexual. Apoiamos a equipagem da primeira sala e a formação dos técnicos na metodologia desenvolvida por nós. Todos os projetos e publicações que tivemos a oportunidade de realizar neste período só foram possíveis graças à grande coalizão criada no estado, que envolveu os setores privado e público, as organizações da sociedade civil e as universidades. Cada um desses segmentos somou ao projeto trazendo suas experiências, aportando conhecimento e contribuindo na construção do novo. Essa aliança possibilitou um conjunto de ações que fortaleceu os atores locais vinculados à gestão pública e à sociedade civil organizada. Além disso, permitiu o desenvolvimento profissional e a articulação dos jovens que participaram do projeto durante todos esses anos, e sem os quais os resultados não teriam o mesmo brilho e vigor.
Ao fazer um balanço final, concluímos que cumprimos os objetivos e metas estabelecidas no âmbito em que nos propusemos. E temos certeza de que a metodologia criada no marco desta atuação gestada em partes por outros programas da organização, considerou a prática democrática e participativa de cada um dos setores citados. Muitos desafios ainda permanecem e irão merecer a atenção dos diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD). Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os consultores e pessoas que atuaram direta ou indiretamente neste trabalho, a todos os parceiros que acreditaram nos projetos e em especial aos jovens que participaram ativamente e de forma entusiástica dos projetos, e que fizeram com que as ações saíssem do papel.
Este trabalho realizado prova que uma ação eficaz na garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes só é possível quando realizada de forma articulada, unindo esforços, competências e estratégias conjuntas. E mesmo não estando mais a frente da execução, mas sim junto à cadeia produtiva do turismo e atuando de forma mais estratégica – conforme previsto em nosso planejamento de 2014 –, a Childhood Brasil espera que esse pacto pela infância e pela juventude tenha continuidade.
Deixe uma resposta