DOCUMENTO GRATUITO
Esse Caderno consiste na sistematização da experiência de implantação da metodologia do Centro de Estudos, Pesquisas e Atendimentos Relativos à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEPARVS), que, desde março de 2011, oferece tratamento psicoterapêutico para crianças, adolescentes, famílias e supostos agressores. Sistematizar não é uma tarefa simples. Existem diversas definições sobre o termo, seus objetivos, documentos e origem de tal processo.
De acordo com Holliday, sistematização representa: “Aquela interpretação crítica de uma ou várias experiências que, a partir de seu ordenamento e reconstrução, descobre ou explicita a lógica do processo vivido, os fatores que intervieram no dito processo, como se relacionaram entre si e porque o fizeram desse modo. (HOLLIDAY, 2006, p.24.) Tanto pela organização, ordenamento de informações e de documentos, reunião de opiniões diversas, elaboração de um texto claro e informativo, entre outros aspectos práticos, quanto pelo fato, também apontado por Holliday (2006), de tratar-se da sistematização de experiências “vitais, carregadas de uma enorme riqueza acumulada de elementos que, em cada caso, representam processos inéditos e irrepetíveis” (p.21). Ele acrescenta ainda: “É por isso que é tão apaixonante a tarefa de compreendê-las, extrair seus ensinamentos e comunicá-los” (p.21).
E quais seriam os objetivos dessa sistematização? Sem dúvida, comunicar a experiência vivida no desenvolvimento de uma metodologia de trabalho, visando disseminá-la, compartilhando os ensinamentos que dela surgiram (Holliday, 2006). Mas não apenas isso. O próprio processo de sistematização busca propiciar a seus autores e participantes diretos uma compreensão mais profunda das experiências realizadas, possibilitando melhorar a própria prática, e conduzindo a uma reflexão teórica os conhecimentos que surgem da prática concreta – neste caso, a do atendimento terapêutico a crianças e adolescentes que sofreram violência sexual, suas famílias e os supostos agressores.
Deixe uma resposta