DOCUMENTO GRATUITO
A partir da constatação de haver uma enorme maioria de mulheres na composição do quadro de profissionais de Psicologia, de cerca de 90%, o Conselho Federal de Psicologia encomendou uma pesquisa de abrangência nacional, para avaliar aspectos quantitativos e qualitativos de dimensões que possam contribuir para a compreensão da influência feminina sobre o exercício profissional.
O objetivo da pesquisa é investigar as formas de pensar e viver das profissionais psicólogas, suas concepções sobre profissão, gênero e trabalho, além de sua condição como mulheres trabalhadoras. A pesquisa deu sequência à série de estudos que se realizam sobre a profissão há várias décadas. Além disso, serviu para dar início a um novo olhar nas pesquisas sobre a profissão, majoritariamente feminina. Assim, na fase quantitativa, foram realizadas 1331 entrevistas com psicólogas, que compuseram uma amostra probabilística, selecionada a partir do cadastro de profissionais fornecido pelo CFP.
A técnica empregada na coleta de dados foi a de entrevistas individuais por telefone, por meio de sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviews on-line)1, tendo como instrumento de coleta um questionário por cinquenta e cinco questões abertas e fechadas. Essa investigação será publicados pelo Conselho Federal de Psicologia em dois livros, um com análise quantitativa, previsto para o início de abril de 2013 e o outro, com análise qualitativa, previsto para o segundo semestre de 2013.
Este artigo online corresponde aos resultados preliminares da fase quantitativa, tratando-se de uma análise eminentemente descritiva, que visa mais dar publicidade aos dados coletados à debatê-los, o que será feito em publicações e eventos que se seguirão.
Deixe uma resposta