DOCUMENTO GRATUITO
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL (MDS) SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
Este CADERNO DE ATIVIDADES tem como objetivo contribuir para qualificar as atividades desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para as crianças de 0 a 6 anos, a fim de fortalecer seus vínculos familiares e sociais e prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade social e de risco.
O material apresenta um repertório de atividades que servirá de apoio no planejamento dos percursos e dos encontros dos grupos do SCFV dessa faixa etária. Trata-se de um conteúdo complementar e integrado ao Caderno de Orientações Técnicas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a faixa etária de 0 a 6 anos, por isso os dois devem ser utilizados paralelamente.
Pretende-se que este material estimule o educador/orientador social a atuar de forma reflexiva, criativa e lúdica com as crianças de 0 a 6 anos e os seus(suas) cuidadores(as) no SCFV. Espera-se que seja um disparador de possibilidades e maneiras de planejar, elaborar, propor e conduzir as atividades ofertadas, sem perder de vista as especificidades do atendimento socioassistencial.
Assim, este Caderno de Atividades conecta e coloca em evidência alguns elementos: os objetivos do SCFV; os eixos norteadores do serviço; e as competências a serem trabalhadas com as crianças e os seus(suas) cuidadores(as), mediante a sua participação nas atividades do grupo de convivência. A proposta é de que essa conexão ocorra por meio de experiências lúdicas, brincadeiras, vivências artísticas, culturais, esportivas e de lazer, sem perder de vista as ocasiões para reflexões sobre as práticas cotidianas que envolvem crianças pequenas e os(as) seus(suas) cuidadores(as).
O material foi construído de forma colaborativa e dialogada, por meio da participação das equipes técnicas de municípios que contribuíram com as suas experiências e práticas na execução do SCFV para crianças de 0 a 6 anos. A elas, o reconhecimento e o agradecimento da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) por seus esforços em direção à qualificação do SCFV!
Deixe uma resposta