DOCUMENTO GRATUITO
É com grande satisfação que este Ministério de Desenvolvimento Social se propõe a disponibilizar ao país este Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. Trata-se de um Serviço de suma importância para o SUAS, pois em meio às diversidades de situações singulares que permeiam a vida das famílias, este Serviço vai ao encontro das pessoas no seu território de moradia, aproximando cada vez mais o estado do cidadão, em uma atitude de reconhecimento do domicílio como um espaço privilegiado de proteção e cuidado e, sobretudo, de acesso a direitos.
A gestão de uma política pública sob o desenho de um Sistema Único, em um país continental, com múltiplas diversidades regionais e locais, é desafiador, mas também revela a imensa capacidade de os gestores e trabalhadores do SUAS, a partir da unidade de princípios e diretrizes, implementar e valorizar práticas e experiências em ambientes regionais e locais diferenciados, porém inseridos em um contexto nacional.
Estas orientações técnicas são fruto do amadurecimento do SUAS, conquistado desde 2005 e de um processo de construção coletiva tendo como linha mestra a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Nessa linha de construção coletiva, este MDS, por meio da SNAS, acolheu contribuições valiosas advindas da consulta pública disponibilizada pelo site do MDS, de 7 a 25 de novembro de 2016 tendo em vista o aprimoramento do documento.
Deixe uma resposta