DOCUMENTO GRATUITO
‘‘A democratização das nossas sociedades se constrói a partir da democratização das informações, do conhecimento, das mídias, da formulação e debate dos caminhos e dos processos de mudança. O jovem não é o amanhã, ele é o agora.’’ Betinho – Herbert de Sousa É, com entusiasmo, que prefacio esta cartilha sobre o relato de experiência do Projeto de Inclusão Social Com Capacitação Profissional de Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social, o qual compõe uma das ações do Programa Pernambuco de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - PPEVS - Iniciativa Childhood Brasil.
Esta cartilha consiste no passo a passo da experiência de implantação deste projeto de formação de jovens em situação de vulnerabilidade social nas cidades do Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Ela aporta conceitos, apresenta a metodologia utilizada nos módulos específico e integrador dentro de um enfoque interdisciplinar, as estratégias de mídia e comunicação, o sistema de avaliação, o acompanhamento psicossocial, o processo de inserção dos jovens no mercado de trabalho, as lições aprendidas, bem como os desafios advindos deste processo.
Trata-se de robusta prova de que iniciativas desta natureza se traduzem em pequenas ”revoluções” do cotidiano, no sentido de que cada sujeito apresenta capacidade de resiliência para transpor as dificuldades sociais, econômicas e emocionais, podendo enfrentar e superar problemas e adversidades, desde que lhe sejam oferecidas oportunidades de ascender à condição de cidadão.
Este projeto proclama uma relevância social ímpar, uma vez que - de forma simples e profunda - traz uma metodologia consolidada de intervenção social que pode servir de fonte inspiradora para ser replicada em diferentes contextos, considerando-se as especificidades de cada realidade social.
Deixe uma resposta